Indústria Criativa - Portfólios online
Campeonatos de Ondas: Porque os heats?

Campeonatos de Ondas: Porque os heats?

11 de Setembro de 2014 às 17h30

O primeiro Campeonato de Bodyboard foi em Pipeline no ano de 1983, ganho pelo Havaiano Daniel Kaimi. Mas em 1983 já o Surf tinha quase 100 anos. Para perceber porque é que os Campeonatos de Bodyboard são disputados contra um adversário, é preciso procurar na história do Surf.

A principal questão é "Porque é que o Bodyboard tem o formato actual?". "Como é que surgiu este formato competitivo?".

Estas questões só podem ser respondidas pela modalidade que mais influenciou o Bodyboard, procurando pelo primeiro Campeonato de Surf que foi disputado em 1928, o Pacific Coast Surfing Championships. Este campeonato foi organizado pelo Corona del Mar Surfboard Club, onde começava com uma remada de 500 jardas no mar e um regresso à praia a surfar numa onda, disputado com todos os participantes ao mesmo tempo. Desconheço quando e porque da mudança do formato competitivo para uma estrutura de 1 contra 1, que resulta da eliminação de um dos atletas até sobrar apenas 1 atleta.

Para mim faz mais sentido o Bodyboarder estar na água sozinho durante 10 minutos e apanhar 2 ondas, sendo cada uma delas pontuada pelo júri. Durante o seu período de duração é o Bodyboarder que escolhe as ondas que pretende fazer. Para decisão de "em que altura entram os atletas", seria dado prioridade ao ranking na escolha de quando pretendem entrar para fazer as duas ondas, no período determinado para a competição.

Assim o Bodyboarder poderia fazer a sua melhor performance de exibição nas ondas, sendo pontuado pelo seu nível técnico e dificuldade de execução. Com este formato é dado protagonismo ao Bodyboard e às ondas que executa, assumindo um formato mais aproximado do free-surf, sem a disputa, prioridade e "luta" pelas ondas. Aliás este formato é também mais parecido com outras modalidades individuais, onde o atleta faz a sua exibição e é avaliado.

De certeza que melhora o nível de espectáculo.

Agora que está lançada a ideia, o desporto competitivo do Bodyboard pode continuar "fechado" no seu mundo com as suas competições que não atraem o comum espectador, pois quem manda está bem e ao momento este post não gera dinheiro para os quadradinhos nos vários sites.

Via: Palavras de Sal

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password