Autor Tópico: Termos técnicos, prioridades na onda, etc  (Lida 78376 vezes)

Offline bigbabouza

• Top IBA
  • Popularidade: 47
  • "In the abundance of water the fool is thirsty!
    • BODYBOARD SHOP (BARRA DA TIJUCA, BRASIL)
Re: Termos técnicos, prioridades na onda, etc
« Responder #195 em: 04 de Novembro de 2011, 14:16 »
Numa onda esquerda, de quem é a prioridade?
E numa direita?

Estive a ler e pareçe que ninguem chegou a um concenso :S

amigo simplifica tua vida sempre tem prioridade na onda quem estiver mais perto da parte onde ela bem quebrando, pela simples questão de que e a pessoa que maior recorrido pode dar na mesma e quem esta no inicio da mesma, seja izq. o direita.
VS Ryan Hardy 40" PP Crescent Tail
Mormaii Extra Line-S306EXS Long Jhon 2/2
Agent18 Performance Series NX Short Jhon 2/2
Leash Creatures PLC / Pride
Stealth S.02 PLC
Twitter:@waiola

Offline Fantasmorto

• Top IBA
  • Popularidade: 49
  • Bodyboarding since 1987
« Responder #196 em: 04 de Novembro de 2011, 14:23 »
opa!! eu não sei realmente o verdadeiro sexo de ele assim que e verdade brother o sister!! minhas desculpas se cometi um erro.

É sister  :angel:  :smiley:

Numa onda esquerda, de quem é a prioridade?
E numa direita?
Estive a ler e pareçe que ninguem chegou a um concenso :S

Numa esquerda ou numa direita a regra é a mesma invertendo apenas a posição e nem sempre quem está mais à esquerda ou à direita tem a prioridade.

O MAIS PRÓXIMO DA BASE DA ONDA

O surfista verde posiciona-se mais na base da onda ganhando por isso a prioridade. Subentende-se que a base da onda seja, neste caso, a base da parede que entretanto se forma e convida ao surf. Apesar do vermelho também arrancar em posição "legal", deve dar a prioridade.

ENTRADA PELO TOPO DA ONDA

O surfista verde já se encontra a surfar a onda e o vermelho terá que evitar a entrada (e consequente obstrução). Uma entrada "às escuras" pela parte superior da onda ignorando quem anda do outro lado, é sempre perigosa e decidamente a evitar.

ENTRADA LATERAL NA ONDA

Apesar do surfista vermelho se encontrar possibilitado de apanhar a onda, o surfista verde ganha a prioridade porque se adiantou. A melhor forma de avaliar quem ganha a prioridade, é observar qual o surfista que primeiro "fugiu" à espuma da onda.

ENTRADA ARRISCADA

O surfista verde ganha a prioridade mas, entretanto, o surfista vermelho lança-se na mesma onda pensando que o outro surfista segue em frente. Pela imagem vemos o que pode acontecer... é uma das entradas mais arriscadas do surf. Definitivamente a evitar!

PARTIDA DA ESPUMA

O surfista vermelho encontra-se numa posição legar de partida mas... na espuma. Enquanto isso, o surfista verde ganha a prioridade porque saiu mais rapidamente da espuma da onda.

CONQUISTAR A ONDA

Ambos partem de partes sem espuma mas não numa posição ideal para surfar. Entretanto, o surfista verde surfa mais rapidamente e conquista a melhor posição da onda. O vermelho perde a prioridade e tem que evitar a interferência.

PARTILHAR O MESMO PICO

Quando se forma um pico de onda com duas partes opostas "surfáveis", ambos os surfistas podem partilhar a mesma onda desde que sigam em direcções opostas!

PARTIDA ERRADA DO MESO PICO

Ao formar-se o pico da onda, os surfistas devem saber que parte da mesma devem seleccionar para surfar. Neste caso, o surfista verde optou correctamente e o vermelho seguiu uma alternativa errada originado uma interferência. Ressalve-se que, se o surfista verde não se encontrasse a surfar do outro lado da espuma, o vermelho teria a possibilidade de surfar a onda.

CONTORNAR A ESPUMA

Por vezes, a onda desfaz-se num determinado ponto. O surfista, se contornar a espuma ao largo e não se "chocar" com a mesma, ganha a possibildade de reconquistar a mesma onda continuando o seu surf. É uma manobra delicada e muito pontuada no surf.

QUANDO A ONDA FECHA

Situação comum em ondas de grande comprimento. Dois surfistas conquistam a mesma onda mas com uma distância razoável. Entretanto, surfam na mesma direcção e a onda começa a fechar. Ambos devem evitar A TODO O CUSTO a colisão. A onda fica perdida para ambos os surfistas.

AGUARDAR A ENTRADA

O surfista verde encontra-se a surfar a onda e, entretanto, o vermelho posiciona-se para ganhar posição e vê-se tentado a subir a parede de forma a evitar o "caldo". Claro que, com esta manobra, arrisca-se a colidir lateralmente com o surfista vermelho. Todos sabemos que, numa situação de mar grande, levar com o fecho da onda em cima é de todo desagradável. No entanto, dada a prioridade do surfista verde, o surfista vermelho terá que gerir da melhor forma esta situação.

Espero ter ajudado a esclarecer as prioridades com estas imagens  :smiley:

FONTE
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 19:36 por Fantasmorto »

Offline bigbabouza

• Top IBA
  • Popularidade: 47
  • "In the abundance of water the fool is thirsty!
    • BODYBOARD SHOP (BARRA DA TIJUCA, BRASIL)
« Responder #197 em: 04 de Novembro de 2011, 14:34 »
obrigado pela dica, Bon sister minhas desculpas.

agora claro minha explicação foi mais humilde, não disponho de tanto material didático kkkkk.

forte abraço fantas.
VS Ryan Hardy 40" PP Crescent Tail
Mormaii Extra Line-S306EXS Long Jhon 2/2
Agent18 Performance Series NX Short Jhon 2/2
Leash Creatures PLC / Pride
Stealth S.02 PLC
Twitter:@waiola

Offline Fantasmorto

• Top IBA
« Responder #198 em: 04 de Novembro de 2011, 14:48 »
obrigado pela dica, Bon sister minhas desculpas.

agora claro minha explicação foi mais humilde, não disponho de tanto material didático kkkkk.

forte abraço fantas.

Tentei dar o exemplo mais fácil possível de se saber as prioridades e tirar da cabeça da malta que não é quem está mais perto do quebra quem tem sempre prioridade ou quem apanha primeiro a onda que tem prioridade. As ondas não são iguais e a malta não está sempre alinhada da mesma maneira daí ter de se usar o bom senso comum e ler bem a onda e posição de quem está alinhado no outside e então fazer-se à onda se estiver em situação de prioridade  :wink:

Grande abraço, Big

Offline bs

• Guru
  • Popularidade: 19
« Responder #199 em: 04 de Novembro de 2011, 16:08 »
palmas para este teu post Fantas.

Offline Stu

• Amador
  • Popularidade: -1
« Responder #200 em: 04 de Novembro de 2011, 16:09 »
palmas para este teu post Fantas.

2x muito bem explicado sim Sr.
Tenta ler
sem errar:

O gato assim fez
O gato é fez
......O gato que fez
O gato se fez
O gato mantém fez
O gato um fez
O gato anormal fez
O gato ocupado fez
O gato por fez
O gato dez fez
O gato segundos fez

Agora le somente a terceira palavra
de cada uma das frases.

Offline miguel.cduarte

• Maçarro
  • *
  • Popularidade: 0
« Responder #201 em: 04 de Novembro de 2011, 17:24 »
melhor era impossível
Morey Boogie mach 5
Science 11 PP 40.5"
Fato Tribord 4/3
MS Viper bola amarela ML

Offline Victor Santos

• Amador
  • Popularidade: 3
  • Até à ultima gota!
« Responder #202 em: 04 de Novembro de 2011, 20:49 »
É sister  :angel:  :smiley:

Numa esquerda ou numa direita a regra é a mesma invertendo apenas a posição e nem sempre quem está mais à esquerda ou à direita tem a prioridade.

O MAIS PRÓXIMO DA BASE DA ONDA

O surfista verde posiciona-se mais na base da onda ganhando por isso a prioridade. Subentende-se que a base da onda seja, neste caso, a base da parede que entretanto se forma e convida ao surf. Apesar do vermelho também arrancar em posição "legal", deve dar a prioridade.

ENTRADA PELO TOPO DA ONDA

O surfista verde já se encontra a surfar a onda e o vermelho terá que evitar a entrada (e consequente obstrução). Uma entrada "às escuras" pela parte superior da onda ignorando quem anda do outro lado, é sempre perigosa e decidamente a evitar.

ENTRADA LATERAL NA ONDA

Apesar do surfista vermelho se encontrar possibilitado de apanhar a onda, o surfista verde ganha a prioridade porque se adiantou. A melhor forma de avaliar quem ganha a prioridade, é observar qual o surfista que primeiro "fugiu" à espuma da onda.

ENTRADA ARRISCADA

O surfista verde ganha a prioridade mas, entretanto, o surfista vermelho lança-se na mesma onda pensando que o outro surfista segue em frente. Pela imagem vemos o que pode acontecer... é uma das entradas mais arriscadas do surf. Definitivamente a evitar!

PARTIDA DA ESPUMA

O surfista vermelho encontra-se numa posição legar de partida mas... na espuma. Enquanto isso, o surfista verde ganha a prioridade porque saiu mais rapidamente da espuma da onda.

CONQUISTAR A ONDA

Ambos partem de partes sem espuma mas não numa posição ideal para surfar. Entretanto, o surfista verde surfa mais rapidamente e conquista a melhor posição da onda. O vermelho perde a prioridade e tem que evitar a interferência.

PARTILHAR O MESMO PICO

Quando se forma um pico de onda com duas partes opostas "surfáveis", ambos os surfistas podem partilhar a mesma onda desde que sigam em direcções opostas!

PARTIDA ERRADA DO MESO PICO

Ao formar-se o pico da onda, os surfistas devem saber que parte da mesma devem seleccionar para surfar. Neste caso, o surfista verde optou correctamente e o vermelho seguiu uma alternativa errada originado uma interferência. Ressalve-se que, se o surfista verde não se encontrasse a surfar do outro lado da espuma, o vermelho teria a possibilidade de surfar a onda.

CONTORNAR A ESPUMA

Por vezes, a onda desfaz-se num determinado ponto. O surfista, se contornar a espuma ao largo e não se "chocar" com a mesma, ganha a possibildade de reconquistar a mesma onda continuando o seu surf. É uma manobra delicada e muito pontuada no surf.

QUANDO A ONDA FECHA

Situação comum em ondas de grande comprimento. Dois surfistas conquistam a mesma onda mas com uma distância razoável. Entretanto, surfam na mesma direcção e a onda começa a fechar. Ambos devem evitar A TODO O CUSTO a colisão. A onda fica perdida para ambos os surfistas.

AGUARDAR A ENTRADA

O surfista verde encontra-se a surfar a onda e, entretanto, o vermelho posiciona-se para ganhar posição e vê-se tentado a subir a parede de forma a evitar o "caldo". Claro que, com esta manobra, arrisca-se a colidir lateralmente com o surfista vermelho. Todos sabemos que, numa situação de mar grande, levar com o fecho da onda em cima é de todo desagradável. No entanto, dada a prioridade do surfista verde, o surfista vermelho terá que gerir da melhor forma esta situação.

Espero ter ajudado a esclarecer as prioridades com estas imagens  :smiley:

Já entendi, tinha essa noção...

obrigado fantasmorto e bigbabouza!

Offline nunofsoliveira

• Top Nacional
  • Popularidade: 0
« Responder #203 em: 04 de Novembro de 2011, 21:46 »
Muito bom Zéééééééé! Acho que agora ninguem pode ter duvidas  :wink:

Sai um grande aplauso.
Science 3 2010
Deeply DP3 2014
Kanabech Neptune 4.3
Churchill Makapu
WRrider All Black

Offline Fantasmorto

• Top IBA
« Responder #204 em: 05 de Novembro de 2011, 20:45 »
 bs, Stu, miguel.cduarte, Victor Santos e nunofsoliveira, obrigado  :smiley:

Offline eRvY

• Amador
  • Popularidade: 30
« Responder #205 em: 05 de Novembro de 2011, 22:04 »
um aplauso fantas :wink:
Podes-me dar a fonte de onde foste buscar essa informação, quero mostrar a um amigo que te a mania que quem esta mais a traz tem sempre prioridade, mas eu não discuto com ele, porque ele tem a mania que tem sempre razão e eu decidi não gastar mais o meu latim em discussões com ele.

Se me poderes arranjar o link ficava agradecido :wink:

Offline nunoferro

• Maçarro
  • *
  • Popularidade: -1
« Responder #206 em: 05 de Novembro de 2011, 22:50 »
Parabéns fantas esta lição vai calar muita gente que pensa que sabe mais do que outros .EXTRAORDINARIO

Offline Fantasmorto

• Top IBA
« Responder #207 em: 06 de Novembro de 2011, 19:38 »
um aplauso fantas :wink:
Podes-me dar a fonte de onde foste buscar essa informação, quero mostrar a um amigo que te a mania que quem esta mais a traz tem sempre prioridade, mas eu não discuto com ele, porque ele tem a mania que tem sempre razão e eu decidi não gastar mais o meu latim em discussões com ele.

Se me poderes arranjar o link ficava agradecido :wink:

Obrigado eRvY  :smiley:
Editei com o post com o link directo da fonte onde fui tirar essa info. No fim do post clica em FONTE  :wink:

Abraço

Parabéns fantas esta lição vai calar muita gente que pensa que sabe mais do que outros .EXTRAORDINARIO

Obrigado nunoferro  :smiley:
Abraço

Offline eRvY

• Amador
  • Popularidade: 30
« Responder #208 em: 06 de Novembro de 2011, 19:43 »
obrigado fantas :smiley:

Offline Fantasmorto

• Top IBA