Autor Tópico: Nacional Universitário de Surf e Bodyboard 2010  (Lida 11073 vezes)

Offline Philipines

• Top IBA
  • Popularidade: 4
Nacional Universitário de Surf e Bodyboard 2010
« em: 19 de Abril de 2010, 21:01 »
Mini report:

Day 1 - A sequência de prova apontava para round 1 bodyboard e round 1 surf. Check in feito sobre um temporal que parecia não ter fim. Após muitos minutos de espera e onde as palavras, de que estava impossivel de se realizar o campeonato, a passarem de boca em boca, eis que a organização decide meter o round 1 de bodyboard dentro de água e deixar o pessoal do surf para o dia seguinte. Com chuva forte e o vento a soprar a mais de 40km/h de sul, uma ondulação com sets a medirem uns 2 metros sólidos (arredondado para baixo) não ajudavam em nada as condições de prova. O primeiro heat foi para a água com apenas dois atletas, onde a história do heat resume-se a nenhum deles conseguir chegar ao outside e o primeiro lugar ter sido decidido pela realização de um belly de cada atleta na espuma. O segundo heat foi para a água já com três atletas, onde só com a ajuda da mota de água e de vários minutos a andarem de um lado para o outro, é que todos eles chegaram ao outside. O heat acabou por ser cancelado e retomado no dia seguinte. Um episódio caricato para terem noção da corrente que estava foi que, um dos atletas ao tentar sair foi arrastado à volta de 1 km para norte, de um momento para o outro.

Day 2 - Check in marcado para as 7h com inicio de prova previsto para as 7.30h. A obrigação de ter que se fazerem dois palanques para que se realizassem todos os heats levou a que a competição de surf arrancasse normalmente e a de bodyboard só começasse ao 12.30h quando todos os atletas estavam na praia para começar desde as 7h. No minimo, ridiculo!!! Dentro das possibilidades, os heats foram-se realizando sequencialmente, onde os atletas eram apenas guiados por uma buzina que se ouvia na tenda dos juizes e uma placa de sinalização improvisada na hora com cartão, tapete de relva e uma toalha da olá vermelha, enquanto que poucos metros mais para norte, os competidores de surf eram guiados com resultados em directo via microfone, placa de sinalização bem identificável e tudo como manda a norma de uma boa organização. O mar caiu bastante em relação ao primeiro dia, com as ondas a piorarem com a maré a encher.

Day 3 - O melhor dia em termos de organização derivado da existência de um único palco. Condições adversas para o surf e mais favoráveis para o bodyboard na parte da manhã. Ao longo do dia, com o vento a soprar cada vez mais forte, o mar a cair e a maré a encher, as condições ficaram francamente fracas. Com duas atletas a disputar o titulo feminino, foi Marta Fernandes a levar a medalha de ouro, no titulo masculino, após um heat dominado pela atleta local Tiago Fonseca, o Silvano Lourenço acaba por conquistar o título na ultima onda surfada no heat.
CHOOSE Clothing ® http://www.choose.com.pt

Offline Roxinho21

• Top IBA
  • Popularidade: 3
  • Bodyboard=Diversão
Re:Nacional Universitário de Surf e Bodyboard 2010
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2010, 22:49 »
GO GO SILVANO.
Pelo que vi, organização a desprezar o bodyboard, estou certo ? :lipsrsealed:

Offline ski3

• Iniciante
  • **
  • Popularidade: 0
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2010, 00:05 »
Fiz bem em não comparecer :) campeonatos apenas com uma etapa é algo miserável...

Offline Philipines

• Top IBA
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2010, 00:12 »
Fiz bem em não comparecer :) campeonatos apenas com uma etapa é algo miserável...

cada um sabe do seu umbigo :wink:

Offline Mini

• Gold Member
  • Guru
  • *
  • Popularidade: 6
    • GetTheModjo
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2010, 17:34 »
Apesar do bodyboard neste circuito ficar sempre em segundo plano devias ter ido ski3. Aquilo é fixolas pelo convivio!

Offline bb_D!

• Maçarro
  • *
  • Popularidade: 0
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2010, 18:02 »
LAmento dizer mas nesta prova não houve desprezo pelo Bodyboard, assim começam a criar-se boatos injustos!

A prova estava prevista para 3 dias com um único palanque e 1 painel de juizes, onde tinhamos 80 atletas de surf e 60 de bodyboard. Quem la esteve viu que na sexta feira estava impossivel!
Solução -realizar com palanque duplo a prova no sabado, obrigando a organização a arranjar mais um palanque, juizes e equipamento, sim improvisado!
Porque o surf teve sistema computorizado? devido a ter mais atletas e mais heats para realizar e avançar mais rapidamente com o processo e permitiu começar mais tarde com o bodyboard. Houve um lapso no seeding que não deu para avisar que iria começar 1º, mas atletas que são atletas devem estar na praia logo cedo!

Mas é possivel fazer melhor? É! mas devem ter em atenção que as marcas de bodyboard não estão interessadas neste circuito, tinham a rip curl e a TMN que são marcas que apostam somente no surf e a organização manteve o bodyboard. Quando conctadas as marcas de pranchas de bodyboard nenhuma quis dar sequer prémios!! Cabe aos bodyboard redefinir-se para marcar uma posição.

Offline Mini

• Gold Member
  • Guru
  • *
  • Popularidade: 6
    • GetTheModjo
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2010, 19:14 »
A verdade e que nao se pode criticar muito pois é apenas a lusofona que mexe os pezinhos na organizaçao do evento. Bom em relaçao aos palanques, no ano passado ja o bodyboard nao tinha nem sistema computarizado, ja nao é um problema novo, e ao nivel da qualidade dos picos, o surf fica sempre com as melhores ondas tal como foi em 2009.
No ano passado aconteceram problemas com o os scores da malta e este ano aconteceu o mesmo problema, nao fosse a atençao dos atletas havia malta a ser eliminada injustamente, como aconteceu comigo. Ha sempre coisas que se podem melhorar, agora a verdade é que nao se pode criticar, porque isso e facil, agora darem-se ao trabalho de fazer o que a lusofona faz ate agora nao apareceu ninguem.
Isso dos premios dos bodyboards julgo que talvez tenham batido as portas erradas infelizmente porque ha por ai marcas a apoiar campeonatos.
Bom em relaçao a organizaçao curti mais a logistica e as estruturas do ano passado, mas e sempre fixe tar a conviver ca malta do bb :)

Offline 22

• Amador
  • Popularidade: -6
« Responder #7 em: 23 de Abril de 2010, 14:27 »
Pessoal vamos acordar para a vida.....

Este campeonato só serve para aumentar a imagem do seu organizador SANDRO MAXIMILIANO, os patrocínios que ele arranjou são os seus patrocínios pessoais, se calhar nem contactou marcas de bodyboard, independente disso uma organizarão imparcial arranja prémios e apoios para o Campeonato não para cada modalidade individualmente.

Isto só vai mudar quando mudarem a organização, por exemplo atribui-la a quem organiza os CNU's das outras modalidades todas....o CNU de surf/bodyboard nem sequer uma cantina para servir os atletas tem, quem já foi aos CNU`s de outras modalidades sabe perfeitamente o tipo de condições que os atletas tem, desde refeiços por 3€, águas, e até mesmo facilidades na procura de alojamento...este não tem nada, ou melhor tem umas meninas a servir finos e caipirinhas é muito mais fixe, mas não tem qualquer sentido.......

Se calhar ele até nem foi o único a candidatar-se, mas o unica apresentar uma candidatura com 5 etapas e um monte de condições que não cumpriu, só apelo as responsáveis da FADU que para o ano não vão em conversas do SANDRINHO e mais vale não a ver um CNU de surf/bodyboard que ser isto assim, pois não se trata da discriminação do bodyboard perante o surf, mas sim da discriminação de todos os atletas perantes os da LUSOFONA!

Ou porque acham que eles smp foram campeões desde que o circuito apareceu???
- Fly or Die 41''
- Agent18 ID Jade 4/3
- Deluxe 2.0

Offline Dani€l

• Amador
  • Popularidade: 1
« Responder #8 em: 23 de Abril de 2010, 16:45 »
Pessoal vamos acordar para a vida.....

Este campeonato só serve para aumentar a imagem do seu organizador SANDRO MAXIMILIANO, os patrocínios que ele arranjou são os seus patrocínios pessoais, se calhar nem contactou marcas de bodyboard, independente disso uma organizarão imparcial arranja prémios e apoios para o Campeonato não para cada modalidade individualmente.

Isto só vai mudar quando mudarem a organização, por exemplo atribui-la a quem organiza os CNU's das outras modalidades todas....o CNU de surf/bodyboard nem sequer uma cantina para servir os atletas tem, quem já foi aos CNU`s de outras modalidades sabe perfeitamente o tipo de condições que os atletas tem, desde refeiços por 3€, águas, e até mesmo facilidades na procura de alojamento...este não tem nada, ou melhor tem umas meninas a servir finos e caipirinhas é muito mais fixe, mas não tem qualquer sentido.......

Se calhar ele até nem foi o único a candidatar-se, mas o unica apresentar uma candidatura com 5 etapas e um monte de condições que não cumpriu, só apelo as responsáveis da FADU que para o ano não vão em conversas do SANDRINHO e mais vale não a ver um CNU de surf/bodyboard que ser isto assim, pois não se trata da discriminação do bodyboard perante o surf, mas sim da discriminação de todos os atletas perantes os da LUSOFONA!

Ou porque acham que eles smp foram campeões desde que o circuito apareceu???

Concordo com o que dizes, só não acho que estejas a ser muito justo na tua última afirmação.

Sempre houveram, e ainda há, riders a representar a Lusófona que têm um nível muito elevado, independentemente de estudarem na universidade que organiza o circuito, acho que o valor que têm não deve ser colocado em causa.

Gajos como o Magoito, Vampas, Tiago Tavares, João Barciela....

Offline Philipines

• Top IBA
« Responder #9 em: 23 de Abril de 2010, 22:16 »
O próprio Sandro afirmou que a TMN pagava mais para ele retirar o bodyboard do circuito mas ele não quis que isso acontecesse e foi para a frente com o circuito. No que toca a patrocinios, claro que é dificil encontrar patrocinios que suportem o universitário e apoios materiais na praia, todas as etapas que foram organizadas os locais não foram escolhidos por haver boas ondas ou más ondas mas sim porque ele é amigo dos donos do café onde as etapas ocorrem e este ano não foi excepção. Eu próprio quando lhe perguntei no sábado quando é que a competição de bodyboard arrancava ele rapidamente virou-se para mim e disse "eu não tenho nada a ver com essa parte. está lá o bessone fala com ele" - isto é no mínimo inconsciente da parte dele. Há muita coisa a relatar deste e de todos os circuitos o que interessa é que vai acontecendo da melhor ou da pior forma e um gajo sempre está com a malta amiga a curtir e tudo mais. A nivel de alojamento foram dadas indicações no folheto de informação adicional da fadu onde os atletas poderiam ficar. A nivel de títulos colectivos de equipas a questão da lusofona ganhar é simples, na realidade são representados por bons atletas e contra factos não há argumentos. Tenho é imensa pena do "projecto Edgar Nozes" ter ido pelo cano abaixo  :grin: Sou bodyboarder e apoio o bodyboard quando há estes confrontos mas a realidade é que não há mais ninguém a pegar no CNU Surf e Bodyboard a não ser a Lusofona.

Offline 22

• Amador
« Responder #10 em: 24 de Abril de 2010, 11:43 »
Não estava a tentar desvalorizar os atletas da lusófona, mas se por exemplo a prova não fosse organizada por eles tenho a certeza que muitos não participavam.....

Se a TMN pagava mais para tirar o BB, mais valia ter aceite pois assim escusava de dar má imagem ao nosso desporto, que só vai crescer quando SÓ houve campeonatos bem organizados que é para ter uma imagem sólida e positiva.
Mas se ele cagasse para o BB e só fizesse Surf não tinha conseguido a organização pois fontes na FADU já me disseram pessoalmente que já repararan numa certa discriminação ao BB e nem entendem porque eles quando tão lá acham o BB muito mais espectacular.

Mas mais uma vez sublinho que se não fosse o facto de ele apresentar um projecto grandioso com muitas etapas, ele não tinha ganho o concurso para organizar......pode ser que para o ano mude.

Eu estou já me estou a mexer para que algo diferente aconteça e mais alguém quiser ajudar é bem vindo......
- Fly or Die 41''
- Agent18 ID Jade 4/3
- Deluxe 2.0

Offline Philipines

• Top IBA
« Responder #11 em: 24 de Abril de 2010, 13:25 »
Não estava a tentar desvalorizar os atletas da lusófona, mas se por exemplo a prova não fosse organizada por eles tenho a certeza que muitos não participavam.....

Se a TMN pagava mais para tirar o BB, mais valia ter aceite pois assim escusava de dar má imagem ao nosso desporto, que só vai crescer quando SÓ houve campeonatos bem organizados que é para ter uma imagem sólida e positiva.
Mas se ele cagasse para o BB e só fizesse Surf não tinha conseguido a organização pois fontes na FADU já me disseram pessoalmente que já repararan numa certa discriminação ao BB e nem entendem porque eles quando tão lá acham o BB muito mais espectacular.

Mas mais uma vez sublinho que se não fosse o facto de ele apresentar um projecto grandioso com muitas etapas, ele não tinha ganho o concurso para organizar......pode ser que para o ano mude.

Eu estou já me estou a mexer para que algo diferente aconteça e mais alguém quiser ajudar é bem vindo......

estás a mecher ?? então ?? és da associação de estudantes de que faculdade ?? abraço

Offline 22

• Amador
« Responder #12 em: 24 de Abril de 2010, 18:04 »
Não posso revelar pormenores....... porque até pode não ser uma coisa que ande para a frente.

Mas das duas uma, ou juntar o CNU de bodyboard/surf num single event na mesma zona e com a Organização de quem organiza os CNU'S de todas as modalidades, neste caso é IPP em matosinhos mas para o ano pode ser outra coisa qualquer. Ou Várias Universidades organizarem cada uma a sua etapa e fazer um circuito.

Mas isto tudo ainda depende de muita coisa....onde estudas?
- Fly or Die 41''
- Agent18 ID Jade 4/3
- Deluxe 2.0

Offline Philipines

• Top IBA
« Responder #13 em: 24 de Abril de 2010, 18:07 »
Não posso revelar pormenores....... porque até pode não ser uma coisa que ande para a frente.

Mas das duas uma, ou juntar o CNU de bodyboard/surf num single event na mesma zona e com a Organização de quem organiza os CNU'S de todas as modalidades, neste caso é IPP em matosinhos mas para o ano pode ser outra coisa qualquer. Ou Várias Universidades organizarem cada uma a sua etapa e fazer um circuito.

Mas isto tudo ainda depende de muita coisa....onde estudas?

Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa

Offline Philipines

• Top IBA
« Responder #14 em: 24 de Abril de 2010, 18:10 »
Quem já organizou etapas no passado foram as seguintes instituições, do meu conhecimento:

ISLA, ESHTE, ESTM, ULHT