Indústria Criativa - Portfólios online
Windguru e Magic seaweed - Saber as previsões das ondas

Windguru e Magic seaweed - Saber as previsões das ondas

14 de Fevereiro de 2014 às 18h00

As previsões do swell que encontramos no windguru e no magicseaweed variam conforme o local (spot) onde surfam. Com a observação do spot que queremos surfar in loco podemos retirar algumas informações que nos podem ser úteis para em casa, nos dias seguintes, prever como é que esse local vai receber principalmente o vento e a ondulação que vai entrar. Temos de ter portanto atenção especial aos seguintes pontos:

tipo de fundo é extremamente importante para conhecer as condições que se vão fazer sentir na praia em determinado dia com determinadas condições. Temos principalmente a praia de fundo de areia, sujeita a marés mais ou menos fortes que mudam a forma dos fundos e que por isso mesmo podem aproveitar melhor, ou não, a ondulação que se faz sentir, e temos as praias fundo de rocha, que raramente mudam a forma dos fundos e por isso são mais constantes em termos de onda quando a ondulação entra de feição e o vento é favorável também. Entre estes dois tipos de fundo podemos ter fundos mistos, de rocha no outside, que corta o efeito de ondulação em marés vazas, mas que aproveita bem a mesma em marés mais altas, ou de rocha no inside mais ou menos coberta de areia que permite que o fundo tenha a consistência do fundo de rocha podendo estar em condições mais favoráveis ainda para a pratica do desporto se estiver acumulada areia no sitio certo.

A Maré será mais um factor a ter em conta. Determinado Spot funciona melhor com maré mais cheia, ou mais vaza, ou por vezes como se costuma dizer “meia maré a encher” ou “meia maré a vazar” estas condições dependem principalmente dos fundos. Com demasiada água um determinado fundo pode aproveitar melhor a ondulação e tornar uma sessão épica, da mesma maneira que com pouca água podemos ter um spot em que a onda se torna demasiado mole e pouco cavada. É tudo uma questão de perder um pouco de tempo a conhecer as condições ideais de maré de cada spot.

Temos de seguida a direcção do vento. Nós sabemos que se o vento estiver a soprar num pode estar onshore num local e noutro offshore. Geralmente, se uma praia estiver virada para sul, como por exemplo Carcavelos, o vento que determina o offshore é o vento Norte (o vento contrário à direção do swell). Se o vento vier de sul será onshore e se vier de Este ou Oeste será sideshore.
Esta regra aplica-se a outras praias localizadas noutro sentido, por exemplo a Praia Grande. Como a Praia Grande está virada para Oeste, se o vento for de Norte será sideshore, se for de Oeste será onshore e se for de Este será offshore.

A ondulação faz-se chegar a costa nacional segundo um sentido e depende, a par do vento, da localização. Por exemplo, em Carcavelos, a ondulação menos favorável para esta será a ondulação vinda de Norte, da mesma forma análoga podemos concluir que o melhor sentido para esta praia receber o swell será o de Sul.

O período da vaga, períodos com valores altos (maiores que 7 suponhamos) geralmente indicam que a zona será “constantemente” afectada pela ondulação, esta entra de forma mais consistente e em maior força enquanto baixos valores de período (inferiores a 7) pode indicar que podemos estar mais tempo a espera do Set do que esperávamos. Podemos portanto ter uma sessão épica com swell baixo de 0.8 mas com período alto, da mesma forma que podemos ter swell de 2.0m mas com período muito baixo e não termos nada daquilo que estávamos a espera.

http://www.windguru.cz/pt/

http://pt.magicseaweed.com/

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password