Indústria Criativa - Portfólios online
Como Escolher o Fato de Neoprene?

Como Escolher o Fato de Neoprene?

29 de Janeiro de 2014 às 17h30

O fato de neoprene é um dos acessórios indispensáveis para qualquer bodyboarder que deslize nas ondas em Portugal. É certo que no Verão é possível surfar apenas com os calções de banho, mas esses dias são raros. Assim, propomos um pequeno glossário e uma explicação final para que seja possível dotar aos nossos leitores do melhor conhecimento possível desta matéria.

Tamanho: O tamanho certo é a característica mais essencial do fato. Se não for do tamanho certo para a pessoa, as outras características de espessura, costuras, fecho, etc não servirão para nada. Nada melhor que experimentar o fato, porém os descontos das vendas online são muito apetitosos e por isso é necessário consultar as várias tabelas das várias marcas. Os tamanhos variam de marca para marca, ou seja se numa marca é M numa outra poderá ser o S, visto que não há universalidade na definição padrão dos tamanhos (cada marca determina a sua medida).

Espessura: Para o inverno o fato tem de ter, pelo menos, a espessura 4/3 mm ou 5/3mm para os mais friorentos. Normalmente os painéis do corpo tem uma espessura maior e as dos membros a espessura é menor, por exemplo no tronco a espessura será de 4mm e nos membros de 3mm.

Qualidade do Neoprene: O neoprene, assim como outros materiais, tem várias qualidades e tudo depende do preço. Existe o neoprene mais rígido e menos flexível, normalmente associado aos fatos de baixa gama. O neoprene de melhor qualidade, associado aos fatos de alta gama, permite maior conforto. O Nylon 2 (como é conhecido) torna o fato mais flexível e confortável, porém fica menos duradouro. Atualmente os fabricantes estão a combinar o neoprene com Lycra, Spandex e até algodão por forma tornar os fatos mais confortáveis quentes.

Tipo de fecho: Existem basicamente dois tipos de fecho mais correntes, o backzip fecho do fato realizado nas costas e o frontzip o fecho é realizado no peito. Existe ainda o zipless que são fatos cujo sistema não requer fecho com o sistema de fecho eclair ou zip.

"Stiching" - a forma como os fatos são cozidos ou como são feitas as costuras. Existem várias técnicas de costura como cola, blind stich, overlock e flatlock. O overlock será a utilização normal da técnica de costura, o blind stich é o mais utilizado nos fatos e  flatlock apesar de ser uma técnica que une bem os painéis necessita de mais furos da agulha pelo que tem de ser complementada com selagens.

Outras Características: As características acima referidas são as mais importantes, depois existe uma série de outras que variam depois do gosto de cada um. As selagens com fita líquida para as costuras, painel central com pelo interior, com painéis que aquecem, com batwing, com material que seca mais rápido ou até fatos que não possuem costuras.

Marcas: Existem dezenas de marcas e cabe a cada consumidor escolher a marca preferida. Existem 3 marcas nacionais de fatos de neoprene: A Deeply, a Onda e a Janga. Os bodyboarders segmentam os fatos também por origem, ou seja por marca de bodyboard ou de surf. Marcas de Bodyboard: Reeflex, Mutant, Dunes, Agent18, Attica, Science, entre outras.

Em qualquer dos casos podem procurar na internet, pois existem dezenas de sites com informações pertinentes.

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password