Indústria Criativa - Portfólios online
Anatomia de uma prancha de Bodyboard

Anatomia de uma prancha de Bodyboard

12 de Fevereiro de 2014 às 19h00

A prancha de Bodyboard é o elemento essencial para a prática do desporto. É importante saber escolher a melhor prancha para o rider. Qual o tamanho certo da prancha? Na maioria dos casos a escolha da prancha de Bodyboard deve ser feita em função da sua estatura física (altura/peso). A regra universal refere que o nose da prancha deve chegar ao teu umbigo. Contudo, quem está a iniciar-se na modalidade deve escolher uma prancha relativamente larga e com alguma grossura. Este tipo de prancha dá mais flutuação e por consequência, será mais fácil apanhar as primeiras ondas. O nosso conselho é informarmo-nos junto de uma loja de Bodyboard. De certeza que o vendedor irá ter dicas importantes para dar.

Glossário dos termos:

Deck - A parte onde o corpo fica em cima da prancha.

Slick - A área inferior da prancha feita num material liso e flexível tal como Surlyn ou HDPE. Surlyn – Foi inventado pela multi-nacional química Dupont. É o material usado no revestimento das bolas de golfe e as melhores pranchas têm este material. É liso, resistente e permite a maior velocidade e projecção. HDPE - High Density Polyethylene é muito parecido ao Surlyn, mas não é tão flexível. Perde-se em performance mas ganha-se em longevidade.

Tail - É a traseira da prancha, onde a anca assenta quando deitado. Há vários tipos de tail, como o crescent ou o bat.

Rail - É onde agarras a prancha de lado com a mão estabilizadora. A maioria das pranchas apresentam uma combinação de 60/40 ou 50/50.

Canais - Apresentam-se a partir do tail da prancha. Ajudam a passagem da água para melhorar a performance e agarrar melhor a onda. Também aumentam a velocidade e controlo mas podem reduzir margem de manobra.

Stringer - É um tubo que é inserido dentro da prancha para manter a sua rigidez e alinhamento. Também prolongam a vida do core. Podem ser feitos de muitos materiais diferentes, sendo o mais utilizado o carbono.

Mesh - Uma rede em material plástico colocada no core da prancha para aumentar a projeção e durabilidade.

Core - O core significa o corpo da prancha, e pode ser feito de vários materiais diferentes. Os mais populares estão listados em baixo.

Polypropylene (PP) - O Polypro é leve, e forte. É o core mais caro de todos os cores. Muitas marcas criam nomes para este material mas na maioria dos casos é apenas polypro. Existem dois tipos. Extruded polypro é feito de fios de polypropylene e oferece uma muito boa projeção e durabilidade. O Beaded polypro é uma versão mais avançada e extremamente leve, durável, resistente, e consequentemente caro.

Dow / Polyethylene (PE) - É usado no fabrico de pranchas há 30 anos, e continua a ser o core padrão na industria. É compacto e apresenta-se em diferentes densidades. Tem uma excelente projecção e grande performance, mas não é tão durável como o polypro a menos que seja combinado com algum tipo de endurecimento interior, como a rede ou stringer, ou ambos. Também é um pouco mais pesado que o Polypro. É usado também no deck e rails da maior parte das pranchas.

HDPE - High Density Polyethylene assemelha-se muito ao Surlyn, mas não é tão flexível. Tem uma performance muito boa, mas mantém o preço da prancha mais baixo.

Hybrid Cores (FRC, EFC) - Surgiram com o objectivo de construir um core que combinasse as melhores características dos tradicionais PE e PP. O resultado é um core durável e leve num bloco só, com grande flexibilidade e projeção. Os hybrid cores vêm geralmente combinados com um sistema de três stringers.

Composite Cores (3D, Tri-Core) - Este core apresenta várias combinações de laminação, especialmente concebidas para dar às pranchas diferentes respostas de flexibilidade para diferentes condições. As camadas de PP são laminadas para as camadas de PE através do cruzamento numa camada intermédia. O core do futuro – combinando os melhores atributos de PE e PP.

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password