Indústria Criativa - Portfólios online
Tó Cardoso confirma presença na etapa de El Fronton 2014

Tó Cardoso confirma presença na etapa de El Fronton 2014

05 de Agosto de 2014 às 09h00

É um dos expoentes máximo do Bodyboard actual em Portugal e uma estrela a nível Mundial, capaz de rivalizar com os melhores Bodyboarders em Portugal e no Mundo, que dispensa apresentações. Actualmente a competir no Circuito Pro Tour Português e também no Circuito Mundial de Bodyboard, fomos falar com o Tó Cardoso.

Tó Cardoso, com dois 9º lugares e um 5º lugar, como é que te está a correr o Pro Tour de 2014? O que é que poderia estar a correr melhor?

O PRO TOUR este ano não está a correr da forma mais esperada. Tivemos ondas superiores a meio metro apenas numa etapa e, por isso, as condições do mar não têm ajudado muito, fá-lo por mim. O que poderia estar a correr melhor só mesmo fazer os campeonatos nas sessões de Inverno e não na janela de verão que não existe ondulação.

Em 7º lugar do ranking e duas etapas para acabar a fase regular, é objectivo principal acabar dentro do Top 16. Quais as tuas expectativas para as etapas de Cortegaça e Sintra, e o que esperas da fase Prime?

Não gosto de criar expectativas em praias como cortegaça e sintra. São ondas de beach break muito irregulares. O que pretendo fazer é continuar a surfar onda a onda, heat após heat com a melhor performance do campeonato. Fazer o que a onda pede e nunca forçar manobras. Objectivo principal é ganhar seja em que etapa for mas, com as condições que um campeonato de bodyboard merece tem sempre um valor mais especial. Fases PRIME é o que quero mais neste momento, por mim seriam todas com período de espera, em vez de se fazer 7 campeonatos, faziam-se 4 ou 5 PRIMES no máximo.
Mesmo assim, não quero criar expectativas dessas etapas, apenas desejo as ondas que merecemos num campeonato e que a Nazaré brilhe com excelentes condições, pelo menos, com ondas maiores que 2 metros. Para acabar o Tour em grande, não acham?

Após duas etapas do Circuito Internacional, quais são os teus planos para esta competição, as etapas em que pensas participar e objectivos?

A etapa do Hawaii não correu como esperava devido ao facto de ter ficado doente no inicio da temporada. Daí não competir em Itacoatiara e agora Arica , no chile. Competirei no Sintra pro de no final do ano em Fronton (ilhas Canarias).

Acompanhaste o Itacoatiara Pro 2014? O que dizes da nível demonstrado pelos Brasileiros e que comentários fazes à final entre o Jared e o PLC?

Mesmo não estando presente não perco nada do que se passa à minha volta. Acho que Itacoatiara tem um grande potencial para nós e deve continuar no programa mundial. O Pierre é o melhor do mundo no geral, na minha opinião mas, o Jared é muito forte em ondas de 1 manobra e na zona mais critica, daí Itacoatiara também ajudou a criar as condições ideais para este excelente bodyboarder ganhar.

Como consegues conciliar a competição, com os treinos, a gestão da escola e as aulas? 

Torna-se difícil gerir tudo quando as responsabilidades aumentam. A verdade é que a vontade de fazer é muito maior e ajuda muito na organização. Definir prioridades é fundamental neste momento e é dessa forma que me tento organizar.
Competir e treinar são os principais objectivos e a Escola de Bodyboard torna-se secundário assim que me aproximo de competições ou mesmo viagens, sessões, etc.
A minha rotina depende sempre do estado do mar e das condições para surfar. Normalmente, dou aulas apenas nos dias que não me compensa surfar porque não estão condições favoráveis para o meu treino. Nestes dias, desloco-me ao ginásio, Clube Mega Craque, para treinar fisicamente. Quando há ondas, a historia é outra, não penso noutra coisa se não em surfar nas melhores horas da maré, inspirar-me a ver filmes de bodyboard e treinar para os campeonatos que se avizinham.

É impossível fazeres tudo sozinho, apresenta-nos a equipa que está por detrás da Escola Pride e que te está a apoiar?

Nada disto seria possível se não tivesse o apoio dos meus patrocinadores, principalmente a PRIDE Bodyboard's. Neste momento os representantes da escola sou eu e o Hugo Macatrão, amigo de longa data da Nazaré, excelente bodyboarder e treinador.

Acreditamos que o o surf do Tó Cardoso deve ser potenciado ao máximo com boas ondas para o Bodyboard, que tem de ser um desporto de espectáculo para se poder destacar dos desportos emergentes. Só assim o Tó vai poder mostrar todo o seu surf.

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password