Indústria Criativa - Portfólios online
Entrevista com João

Entrevista com João "Jofi" Barciela

14 de Maio de 2011 às 13h22

João Barciela, tu há cerca de dois ou três anos eras apontado como o futuro do bodyboard português, consideras que esse chavão ainda não desapareceu?
Para aqueles que não me conhecem, eu faço bodyboard para curtir...Adoro surfar só com o meu grupo de amigos, estar dentro de agua na palhaçada e sempre na picardia de melhores manobras.Sou viciado em competição.Não sou pessoa de fazer 300km para ir surfar um pico que vai estar bom, mas cheio de crowd. Quando é assim, procuro alternativas não tão boas, mas garantidamente mais divertidas...Quando ao fazeres isso, és considerado "O futuro do bodyboard português" por alguns, so podes ficar contente.Continuo a fazer o mesmo que sempre fiz, e cada surfada que dou, sinto que estou a evoluir, não estagnei.

O 2º lugar em 2009 teve um sabor amargo? O que é que falhou?
Num circuito nacional composto por 3 etapas, nada pode falhar.Se falhas, "já foste". Eu tive azar num heat e foi o suficiente para deitar tudo a perder.Esse sabor amargo ainda o sinto, e so o vou deixar de sentir quando vencer o circuito.

Achas que vai haver campeonato em 2011?
Não só acho, como sei que vai haver, e que as datas estão mesmo a rebentar =)

Quando é que começas a participar em eventos internacionais?
Essa é aquela pergunta que todos sabem a resposta...quando houver GUIIIITA GUIIITA!sem dinheiro, é muito difícil. Mas sim, tenciono correr um circuito mundial durante dois anos. Agora, não estaria preparado para o fazer...(The box com 3m??!!)

Espanha tem imensos eventos, para quando a sua participação?
A minha terra natal tem bom nível de bodyboard, e muito boas ondas.É sem duvida, um local a explorar não só a nível competitivo, como desbravar uns picos. 

Tu procuras patrocínios ou esperas que venham bater à tua porta?
Com resultados os patrocínios aparecem... Eu sinto que estou na melhor equipa nacional (deeply) e orgulho-me disso.Claro que já enviei muitos currículos, mas continuo a jogar o meu euro-milhões.

Utilizas alguma estratégia de marketing para promover a tua imagem?
Nos dias de hoje, é fundamental trabalhar a imagem, não só para te promoveres enquanto atleta, mas também para dar algum retorno aos teus patrocinadores. A minha estratégia é surfar com fotografo para publicar mais tarde os melhores momentos. Finalmente,consegui com que um amigo me ande a filmar para em breve fazer um tão desejado (por mim) clipzinho. Já temos boas imagens :)

Em vésperas de algum evento procuras efectuar algum treino específico?
Sinceramente não. Quando vou para uma competição, só procuro estar focado no meu objectivo. Tendo em conta que surfo regularmente, costumo estar sempre bem preparado fisicamente para as provas.

O que é que andas a fazer para além do bodyboard?
Estou a terminar a minha licenciatura em Turismo e costumo fazer vários trabalhos que me vão safando uns trocos valentes. Tenho uns bons projectos em vista...

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password