Indústria Criativa - Portfólios online
Entrevista com Daniel Fonseca

Entrevista com Daniel Fonseca

31 de Agosto de 2010 às 13h22

Daniel Fonseca jovem bodyboarder da zona de Peniche, é sem dúvida uma das melhores promessas do bodyboard nacional. A sua qualidade dentro de água é já indiscutível e por isso é já considerado por muitos um dos melhores bodyboarders de Peniche.

O nível de surf que apresentas dentro de água é já bastante evoluído, com que frequência costumas surfar e que tipo de ondas procuras?
Em primeiro lugar, obrigado à Inside BB por toda a promoção do bodyboard e dos atletas amantes do desporto.

Durante o Verão tento surfar o mais possível, tentando fazer o máximo de matinais em sítios como a Ericeira onde posso evoluir o meu surf em ondas de qualidade. No Inverno surfo sempre que tenho tempo a seguir ás aulas, conjugando o meu percuso escolar com o meu desporto de eleição. Acabo assim por surfar 5 dias por semana em ondas perto da minha casa (Areia Branca, Supertubos, Baía, Lagido, Santa Cruz...). Estas surfadas são possíveis devido ao apoio dos meus pais que se disponibilizam para me levar a surfar.

Sendo tu da zona de Peniche, sem ser a praia dos Supertubos qual a onda que destacas para a prática do Bodyboard?
O que não falta em Peniche são boas ondas para se fazer bodyboard. Quando a onda rainha não está a oferecer as suas bombas, gosto muito de surfar um pico muito consistente, que até tem um ponto de referência, no Meio da Baía. O qual eu costumo surfar com o meu amigo e bodyboarder Hugo Santos. Muito consistente, com secções tubulares a rampas bem apetitosas.

Todos sabemos que o nível de Bodyboard em Peniche é alto com vários atletas andar bem, mas para ti qual é o Bodyboarder que gostas mais de ver surfar em Peniche?
Silvano Lourenço, Hugo Nunes, Gualter Correia, Hugo Santos e Ricardo Rico todos estes surfam muito bem e sempre que eles vão na onda eu fico a ver e a aprender...

Mas, destacadamente, o bodyboarder que eu mais gosto de ver é o meu treinador Hélio “Laranja” Conde por toda a sua fluidez, linha de onda e radicalidade. Posso ficar a vê-lo surfar muito tempo que acabo sempre surpreendido.

Quem te ajudou na iniciação/evolução no Bodyboard?
Os grandes impulsionadores do meu surf são, sem sombra de duvida, os meus pais. Que sempre e incondicionalmente apoiaram-me na minha paixão.

Contei também com os treinos do Silvano Lourenço que me ajudou muito na evolução a nível competitivo.

Actualmente treino com o Laranja, com quem tenho desenvolvido um trabalho muito técnico. Com o objectivo de elevar o meu surf ao nível mundial.

Como é que te caracterizas como atleta? Quais os teus pontos fracos e pontos fortes?
Sou humilde, trabalhador e gosto muito de me divertir a surfar. Os meus pontos fortes são ser muito competitivo, ter garra e não subvalorizar os meus adversários. O meu único ponto fraco é ser amigo da maioria das pessoas, o que muitas vezes afecta-me na competição.

A nível competitivo qual o adversário que te dá mais pica defrontar?
Qualquer um dá-me pica. Mas sempre que me defronto com o António Cardoso, o Miguel Coelho ou o Silvano Lourenço ganho uma pica extra.

Quando entras para um heat, pensas em alguma estratégia ou deixas as coisas surgirem naturalmente?
Tenho sempre uma estratégia - ganhar. A partir daqui tudo surge naturalmente.

O Circuito Nacional já começou, qual o grupo de atletas que achas que tem maiores possibilidades de vencer?
Os normais concorrentes ao título são o Manuel Centeno e o Hugo Pinheiro mas agora com um grande pretendente o povoense Tiago Moita Silva.

Para finalizar quem são os teus patrocinadores e como te patrocinam?
Eu conto com o apoio da Deeply que me providencia todo o tipo de material técnico e roupa. Este ano patrocinou-me também numa viagem ao Hawaii a qual contribui muito para a minha evolução.

Recentemente tenho o apoio da Ride It que me ajuda na divulgação da minha imagem.

O Fotografo Pedro Carvalho é também um apoio importante na construção da minha imagem.

Gostaria de agradecer aos meus pais e também aos fotógrafos Pedro Carvalho e João Botas pelas fotos.

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password