Indústria Criativa - Portfólios online
A história do surf

A história do surf

03 de Setembro de 2014 às 07h00

Don “Doc” James, lendário fotógrafo de surf, já nos deixou em 1996, mas o seu legado continua bem vivo. Uma verdadeira relíquia sobre a história do surf emergiu recentemente, na forma de uma documentário sobre o surf na Califórnia, nos anos 30. Muito antes dos leashes, das previsões sobre a ondulação e todos esses detalhes que fazem do surf o que conhecemos hoje. Estas imagens estiveram no baú durante 50 anos.

Num tempo que Don James retratava como a “idade de inocência”, ou “o surf como ele era”, podemos ver os spots que os surfistas californianos mais usavam: Palos Verdes, Malibu, San Onofre e Long Beach. De verão iam para Malibu e San Onofre, de inverno para Palos Verdes e Long Beach.

Poder-se-à assumir que na época não existiam os casos de violência e localismo que existem hoje em dia em Palos Verdes, por exemplo. Isto porque na época, sem auto-estradas e com veículos pouco fiáveis, chegar a algumas praias não era tarefa fácil.

Outro aspecto prende-se com a forma física dos surfistas da época. Só podia ser boa, não fossem eles obrigados a carregar pranchas de 3 metros e mais de 40 kgs. “Eles não iam a ginásios. Faziam exercício suficiente a nadar, surfar ou como nadadores salvadores. Eram tipos muito saudáveis”, dizia “Doc”.

Crowd era outro fenómeno inexistente. “Na altura até desejávamos que houvesse alguém na água para surfar connosco”, recorda “Doc” sobre Malibu. “Costumávamos deixar as pranchas nas dunas, voltar na semana seguinte, e ainda lá estavam. Ninguém roubaria uma prancha; era a idade da inocência”…

Via BeachCam

Registar Conta InsideBB

Registar Conta InsideBB

Conta InsideBB

Recuperar password

Recuperar Password